1. Aprenda sobre o negócio
É importante que o profissional
conheça profundamente o seu contexto, ou seja, entenda de fato o mercado onde
está inserido. Quais são os principais concorrentes, novas tendências e
tecnologias, impactos de fatores políticos e econômicos, condições para
importação e exportação, perfil dos clientes e desafios futuros. Todas essas
informações estão disponíveis em jornais, revistas e na internet. É crucial
compreender as variáveis que cercam o segmento.
2. Invista em qualificação
Além da graduação e
pós-graduação, há uma grande oferta de bons cursos de especialização e
atualização. O profissional precisa pesquisar os conteúdos programáticos e
identificar os que mais se adaptam as suas expectativas. Estudar é fundamental
e os diplomas continuam tendo peso relevante para o mercado de trabalho.
3. Participe de congressos e
seminários
É necessário ficar atento aos
congressos, seminários e eventos relacionados ao seu setor. Além de conhecer as
novidades, cases de sucesso, resultados de pesquisas e lançamentos, esses
encontros são locais perfeitos para ampliar e fortalecer o networking. É sempre
positivo manter contato com outros profissionais da área.
4. Acompanhe as redes sociais
Acompanhar redes sociais
dedicadas a perfis profissionais é uma excelente alternativa para se manter
atualizado. Seguir as notícias de empresas renomadas e pessoas influentes ajuda
a saber o que anda acontecendo no mercado, além de ser uma ótima oportunidade
para compartilhar opiniões, ideias e experiências, através de grupos de
discussão.
5. Pratique outro idioma
6. Desenvolva sua inteligência
emocional
O equilíbrio emocional é um
diferencial no mercado de trabalho, por isso, invista no desenvolvimento de
habilidades comportamentais. O coaching é um recurso muito utilizado nesse
processo de autoconhecimento. E um profissional mais equilibrado é capaz de
estabelecer prioridades, reforçar seus pontos fortes, minimizar suas fraquezas
e não se abalar facilmente com as pressões e conflitos do dia a dia.
7. Aprenda sempre
É fundamental estar aberto a
novos aprendizados, aproveitar todas as oportunidades de adquirir conhecimento
e experiência. Competências importantes como trabalhar em equipe e valorizar as
diferenças podem ser praticadas, por exemplo, através iniciativas como
voluntariado, apoio a instituições e ações sociais. Viajar, acessar novas
culturas, ler e pesquisar também são práticas que colaboram para uma visão mais
abrangente, favorecendo assim a construção de um profissional mais atualizado,
completo e integrado a realidade do mundo e do mercado.
Atualizar nunca vai ser um gasto, vai ser um investimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário