O que é Licença Capacitação?


A licença capacitação é um benefício concedido a servidores públicos efetivos, permitindo que se afastem do trabalho, com remuneração, para participar de ações de desenvolvimento profissional. Após cada período de cinco anos de efetivo exercício, o servidor pode usufruir dessa licença, com duração de até três meses (90 dias), com o objetivo de aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Objetivo:

A licença capacitação visa o desenvolvimento profissional do servidor, permitindo que ele participe de cursos, treinamentos, estágios ou outras atividades que contribuam para sua qualificação e melhor desempenho no serviço público.

Requisitos:

Para ter direito à licença, o servidor deve ter completado cinco anos de efetivo exercício no serviço público.

Duração:

A licença pode ser usufruída por até três meses (90 dias), podendo ser parcelada em até seis vezes, com um período mínimo de 15 dias, e com um intervalo de 60 dias entre cada período.

Interesse da Administração:

A concessão da licença está sujeita ao interesse da administração pública, ou seja, a ação de desenvolvimento deve ser relevante para a instituição e estar alinhada ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

Comprovação:

Ao retornar da licença, o servidor deve apresentar à sua unidade de lotação os comprovantes das atividades realizadas, como certificados, relatórios ou outros documentos que demonstrem a participação na ação de desenvolvimento.

Benefícios:

Além de promover o desenvolvimento profissional, a licença capacitação contribui para a melhoria da qualidade do serviço público, aprimorando a atuação dos servidores e modernizando a gestão.


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